Pelotão Cavaca
Desporto
Subir ao Cântaro Magro e Raso, um sonho!
Com 1.928m de altitude no seu ponto mais elevado, o Cântaro Magro ergue-se imponente desde o Covão d'Ametade. Com cerca de 500 metros de desnível quase vertical desde a sua base, é sem dúvida o mais notável dos cumes da nossa Serra!
Começamos pelo cafézinho no Parque Campismo do Peão.
Demos início à caminhada rumo ao Cântaro Raso na Sra da Estrela.
Trilho muito acessível.
Já no Cântaro Raso.
Paisagens de cortar a respiração.
O Cântaro Raso está a uma altitude aproximada de 1860 m.
Poderão apreciar uma paisagem fabulosa em todos os 360º.
Bem visível a zona do Túnel.
O Cântaro Raso é o mais acessível dos três mas, mesmo assim, não é propriamente uma cache drive in.
*****
Avistam-se vários pontos de interesse: Cântaro Magro, Cântaro Gordo, Torre (o topo das torres), Covão D'Ametade, vale glaciar do Zêzere, Manteigas, Penhas da Saúde, Covilhã.
O acesso poderá ser feito a partir de qualquer ponto da estrada nacional que contorna o Cântaro, mas aconselho uma visita à Nossa Senhora da Estrela - Padroeira dos Pastores e, a partir daí, tal como hoje fizemos, iniciar a subida.
... maravilha...
Inesquecível.
Fica o registo da nossa presença no Cântaro Raso.
Seguimos depois para o Cântaro Magro.
E sem perder tempo... tá a subir!
A Ronda do Cântaro Magro é um trilho fisicamente exigente, habitualmente apenas percorrido por montanhistas. Siga o nosso Trilho e apaixone-se também pela Serra!
Algumas pessoas observavam a nossa subidita.
Uma das pausas que fazemos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem.
Quase, quase....
É admirável toda a envolvente desta subida...
Finalmente o cúme... nem parece realidade.
Depois foi a descida... talvez mais difícil que subir.
Tempo ainda para uma visita ao Poio do Judeu.
Há 44 anos que não estava neste local... admirável.
E pronto amigos... a noite vinha lá!
Voltaremos com mais aventuras na nossa Estrela.
Autoria e outros dados (tags, etc)
4 comentários
De yanet a 10.12.2016 às 19:22
obrigada
yanet
De José Cavaca a 13.12.2016 às 22:08
Para subir ao Cântaro tem duas opções... pelo Covão d´Ametade que é muito duro, ou partindo da curva junto ao mesmo, EN 339, que é muito mais fácil. O trilho está marcado, mas se tem vertigens aconselho a não ir.
Cumprimentos.
De Anónimo a 16.01.2020 às 12:15
Quando diz que subir pelo Covão da Ametade é duro, e que a outra possibilidade é logo junto à estrada nacional.... fiquei na dúvida quanto ao vosso trajecto, pela Srªa da Serra. Esse trajecto que fez será uma terceira possibilidade?
Quanto tempo para fazer o percurso da Srª da Serra?
Muito obrigado!