Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Quem não explora as belezas ao seu redor, torna-se estrangeiro no próprio país.

Terça-feira, 17.12.19

cavaca 1.jpg

Com Pelotão Cavaca isso nunca acontece nem acontecerá, damos prioridade à aventura e, hoje os amigos Antonio Santos, Paulo Jorge e José Cavaca para isso contribuíram.

 

cavaca 2.jpg

Esta manhã rumo a Urgueira,,, Sol e temperaturas a chegar aos 13 graus.
Pelotão Cavaca 2019

 

cavaca 3.jpg

A subir para a Sortelha, esta aldeia faz parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal e é, sem dúvida, uma das aldeias mais bem conservadas do país.

 

cavaca 4.jpg

Uma das melhores formas de conhecer Sortelha é passear pelas ruas, deambular durante algumas horas pelo emaranhado de becos que compõem esta aldeia. Mas se pretende descobri-la a fundo, saiba que há muito mais para conhecer, caso esteja disposto a realmente descobrir a história desta pequena pérola no centro de Portugal. Desde o seu pelourinho às suas igrejas, desde as suas casas senhoriais às suas fontes… estes são os melhores locais para visitar em Sortelha.

 

cavaca 5.jpg

Estrela aos olhos do Pelotão Cavaca desde Sortelha.

 

cavaca 6.jpg

A dar entrada em Sortelha.

 

cavaca 7.jpg

O castelo de Sortelha, não pode ser dissociado do conjunto histórico que forma com a aldeia do mesmo nome, uma vez que para além do castelo e das muralhas que envolvem a povoação, o pelourinho, a Igreja Matriz, a Capela de São Sebastião, o Antigo Hospital da Misericórdia, a Fonte de Mergulho e a Fonte da Azenha, são um todo nesta aldeia histórica. O castelo medieval terá sido construído em 1228, já com D. Sancho II, que também concedeu foral à vila, as muralhas de protecção da povoação, terão sido erguidas no reinado de D. Dinis e mais tarde melhoradas por D. Fernando.

 

cavaca 8.jpg

A dar entrada na nossa aldeia, Urgueira.

 

cavaca 9.jpg

Pelotão Cavaca em Urgueira, uma pequena localidade a escassos quatro quilômetros do Sabugal que, à semelhança de outras terras do Concelho, vê as casas, ruas e terreiro encherem-se de vida e de alegria daqueles que vêm gozar as merecidas férias e matar saudades daqueles que resistem em por cá permanecer.

 

cavaca 10.jpg

Despedida à aldeia de Urgueira... voltaremos.

 

cavaca 11.jpg

Pelotão Cavaca em Aldeia de Santo António.

 

cavaca 12.jpg

Aldeia de Santo António, freguesia antiga do concelho do Sabugal, com cerca de 750 habitantes foi palco da nossa passagem... pedalamos pelo centro da mesma.

 

cavaca 13.jpg

Alto do Monte do Bispo.

 

cavaca 14.jpg

Feliz do homem que anda de bicicleta,,, ganha mais saúde, é muito mais humano, tem mente mais sã, coração mais forte, é um regalo para os joelhos e entre outras coisas que ajuda a endurecer, também as coxas e os glúteos.
Pelotão Cavaca sempre mais e mais forte!

 

cavaca 15.jpg

A natureza não tem pressa de nos mostrar as grandiosidades que tem...

 

cavaca 16.jpg

Imagem rara, mas a que mais vejo... o final das nossas etapas.
Bem Haja aos amigos que esta manhã fizeram parte da etapa pela Urgueira... valeu porque, os dias que se aproximam não vão dar para pedalar.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Cafezinhos hoje foram oferta de Antonio Santos.
Com o ano a terminar, beberam-se até à data 115 cafezinhos!!!

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Antonio Santos, pessoas a sorrir

Pelotão Cavaca ordenado após etapa da Urgueira.

 

Próxima volta???

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 15:43