Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Manhã Primaveril por Oledo.

Quarta-feira, 09.11.16

Tal como eu tinha afirmado ontem, e contrariando as previsões do IPMA, que neste momento ainda mantêm a previsão de aguaceiros para todo o dia e País, esteve uma manhã magnífica para o ciclismo.
Voltinha maravilha pelo Oledo e tal como programada, à qual compareceramArmando Oliveira, Fernando Caetano e José Cavaca.

 

Hoje às 8:00 partiamos da Covilhã com 9 graus... maravilha!

 

Passagem na cidade do Fundão.

 

Início da subida da Gardunha.

 

Alto da Serra da Gardunha.

 

Esta é a sempre boa, bonita e cativante estrada da Orca.

 

A pedalar pela Orca. Como todas as aldeias do Interior,também esta ficou muito desertificada devido há emigração dai ter uma população envelhecida.A população mais idosa,têm como meio de sobrevivência a agricultura e as reformas, aqui existe muita criação de ovinos e caprinos daí ser conhecida pelo bom queijo.

 

Também pedalamos por São Miguel d´Acha. O seu nome reveste-se de mistério. Segundo a lenda terá sido uma herança remota de uma princesa moura. A aldeia em si é detentora de uma carga patrimonial notável, tanto a nível material, como imaterial.

 

Oledo, linda aldeia onde Armando Oliveira ofereceu os cafézinhos,,, e serviu também de abastecimento líquido. Aldeia com uma história longa, a avaliar pelos topónimos habitualmente associados ao período pré-histórico. Muito próximo da povoação, a Quinta dos Barros guarda vestígios de uma grande vila romana, com pavimento de mosaico na área residencial, vários equipamentos agrícolas e restos de um lagar de azeite com prensas de varas.

 

Agora rumo a Proença-a-Velha... e Caetano dava ais da vida dele.

 

Pelotão a pedalar pelo centro medieval de Proença-a-Velha, com o Pelourinho a manter a sua centralidade, passados que são quase oitocentos anos sobre a atribuição do seu primeiro foral, datado de 1218.

 

Penamacor deve ser a terra que mais nos vê,,, quase tudo passa por aqui.

 

À passagem por Peroviseu, começava a cheirar a final de volta.

 

Cheiro que se acentuou com a Covilhã à vista.

Bonita manhã, bonita volta, boa companhia,,, que mais queremos?

 

Pelotão Cavaca ordenado.

Um TOP 10 de luxo... obrigado amigos!

 

Sábado há mais ciclismo!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 15:01