Pelotão Cavaca
Desporto
Lindíssima e significante volta esta manhã por Verdelhos.
A nossa etapa hoje teve um aquecimento muito especial...
Tão bela como dura a subida para o alto de São Gião.
Verdelhos, plantada num vale entre dois montes junto ao rio Beijames, desafia a imaginação. Para lá da vasta paleta de cores da natureza que rodeia a aldeia (desses tons de verde terá derivado o nome da terra), há percursos pedestres para descobrir (como as veredas da Abitureira, do Aguilhão, da Cabeça do Pato e das Sarnadas), uma praia fluvial e uma barragem para refrescar e património natural e arquitetónico para conhecer em Verdelhos.
Pelotão Cavaca à passagem por Belmonte, Terra de Pedro Álvares Cabral, situada em plena Cova da Beira e com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe terão dado o nome. Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra.
A pedalar em Maçaínhas, freguesia do município de Belmonte, e esta aldeia é servida pelo Apeadeiro de Maçaínhas, distante 1,2 km do centro da povoação.
Rotunda da Anta em Caria.
Início da próxima volta... é esta Quarta Feira.