Pelotão Cavaca
Desporto
... Essa coisa sobrenatural que é, saber desfrutar do CICLISMO.
Da Covilhã para a Guarda com a Benespera ao fundo.
Covilhã à Guarda de comboio... eis a nossa Ramela ao fundo.
Chegada à cidade da Guarda. Agora vamos ao cafezinho e dar ao pedal para o Jarmelo.
Pelotão já a pedalar na Guarda.
As origens da Freguesia de Gonçalo Bocas perdem-se na noite dos tempos. A antiga Freguesia de Nª Sª da Graça de Gonçalo Bocas era “curt. Anexo ao Prior de S. Pedro da cidade da Guarda. Gonçalo Bocas esteve ligada religiosamente, a S. Pedro, mas como freguesia independente é já muito antiga, como se pode verificar nos Registos do Arquivo Distrital da Guarda, especificamente em Batismos de 1563-1701, onde nos aparece Gonçalbocas como Freguesia.Como nos diz José Osório da Gama e Castro em Diocese do Distrito da Guarda, a população no fim do século XVII era de 60 fogos e 240 almas e em 1902 de 72 fogos e 310 habitantes”.
Em plena subida para o alto do Jarmelo.
No alto de Jarmelo, nas traseiras do edifício da antiga Câmara Municipal, D. Inês de Castro está ladeada de duas crianças, ajoelhada e olha para três homens que revelam insensibilidade à sua dor. Um dos homens era de Jarmelo e quando foi preso e entregue a D. Pedro I o rei mandou arrancar-lhe o coração e destruir a vila de onde era proveniente o cúmplice do assassínio de Inês.
O conjunto escultórico é uma iniciativa da Associação Cultural e Desportiva e dá corpo à lenda, à ira de D. Pedro I que mandou destruir a vila de Jarmelo porque um dos executantes do assassínio de D. Inês era daqui.
Na verdade, além da antiga casa da Câmara, que agora funciona como museu, só há um edifício da Junta de Freguesia de Jarmelo de S. Pedro que é uma construção contemporânea, duas igrejas e a torre da vila com os sinos.
Depois do Jarmelo, uma linda aldeia, a Urgueira.
Em Donfins do Jarmelo, uma bonita escultura dedicada a Mateus Filipe Miragaia, residente em Donfins do Jarmelo, o último artesão do país a fazer tesouras de tosquia para ovelhas, que são procuradas por proprietários de pequenos rebanhos e por turistas.
Entre Donfins e Pousade, uma das mais bonitas estradas da Beira Alta para fazer ciclismo.
Linda esta aldeia Albardo e está a cerca de 18 kms da Guarda, situada em direção a Espanha. A sua paisagem é agreste, característica deste interior. Esta pequena aldeia recatada e rústica, situa-se num outeiro com domínio de todo o vale envolvente e apresenta características específicas, entre as quais a divisão das propriedades que é feita com pequenos muros de pedra.
Pelotão Cavaca em Vila Fernando, vila que o nosso Fernando Caetano muito gosta.
Pousafoles do Bispo, outra linda aldeia por onde hoje pedalamos.
E pronto amigos, em Caria já cheirava a início da próxima etapa...