Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Beleza e dureza de mãos dadas pelo Concelho da Covilhã.

Terça-feira, 01.12.20

O nosso Concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho da Guarda, a sul pelo de Fundão, a este pelo de Belmonte e a oeste pelos de Pampilhosa da Serra,,, e nós pedalamos pelas lindíssimas aldeias de Paúl, Casegas, Sobral São Miguel, Pereiro, Casal de Santa Teresinha, São Jorge da Beira, Cambões, Panasqueira, Barroca, Aldeia São Francisco Assis, Ourondo, Barco, Vales e Tortosendo.
Desfrutaram desta ímpar manhã velocipédica, Lidio Ramos, Sergio Rodrigues, Miguel Ângelo, Rui Ferreira, Gabriel Travasso, Antonio Gomes, Pedro Santos, Henrique D'Elvas, Paulo Jorge, António Miguel Tourais Nogueira e José Cavaca.

 

3, 2, 1,,, ataque ao Concelho, um conselho Pelotão Cavaca.

 
 
Aquecimento esta manhã para a Portela.
 
 
 

Chegada esta manhã à linda aldeia de Casegas.

 

Pelotão  Cavaca em Casegas... Na viragem da primeira para a segunda metade do século XX, a aldeia de Casegas escondia-se ainda entre montes, e nem alguns currais a faziam adivinhar aos que se impacientavam nas curvas e contracurvas, nas descidas e subidas dos caminhos que saíam do Paul, do Ourondo ou das Minas da Panasqueira.

 

Pelotão Cavaca à saída de Casegas e na subida para Sobral de São Miguel.

 

Hoje foi assim... ou subias ou descias.

 

Linda, linda e pequena esta aldeia... Pereiro.

 

Entrada em São Jorge da Beira.

 

Pelotão à passagem por São Jorge da Beira, freguesia situada no extremo sudoeste do concelho, é a povoação mais distante da respetiva sede, a cerca de trinta e nove quilômetros, é composta pelos lugares de Panasqueira, Cambões, Vale de Cendeiros e Casal de Santa Teresinha. Estende-se a freguesia, por uma área que se aproxima dos vinte e cinco quilômetros quadrados.

 

Pelotão em Panasqueira, localidade com apenas 75 habitantes, pertencente à freguesia de São Jorge da Beira, no concelho da Covilhã. Localizada num vale, é o local onde se localizam as Minas da Panasqueira (e da qual surgiu o nome), juntamente com a Barroca Grande (Aldeia de São Francisco de Assis) partilham a mesma zona de couto mineiro.

 

Pequena paragem na ímpar Barroca Grande, aldeia do Couto Mineiro local da famosa Mina da Panasqueira, cujo período de maior desenvolvimento aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, devido à utilização do volfrâmio nas ligas metálicas do armamento.

 

Pelotão Cavaca à passagem pela Aldeia de São Francisco de Assis.

 

*****

 

A finalizar... Tortosendo.
Vamos lá mas é ver das batatas!!!

 

E ao finalizar a volta, Lídio Ramos partilhou connosco e anunciou o lançamento de seu primeiro disco, “gold concertina”.
Parabéns amigo!!!

 

Pelotão Cavaca ordenado após etapa pelo nosso Concelho.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 15:22