Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amanhã, por Pomares e Piodão.

Sexta-feira, 31.05.13

 Perfil 3D

 

Mapa e perfil.

 

 

Pormenores da volta.

 

 cavaca 19

(Pomares) 

Pomares é uma freguesia do concelho e comarca de Arganil, distrito, diocese e relação de Coimbra.

A aldeia de Pomares encontrava-se integrada nos coutos dos Bispos de Coimbra e era curato ( termo religioso, derivado de padre , ou cura, que era usado para designar aldeias com condições para se tornarem freguesias) cuja apresentação era da responsabilidade do cabido (conjunto de cónegos) da Sé de Coimbra.

 

cavaca 23

Pertenceu ao antigo concelho de Avô, até 24 de Outubro de 1855, data em que este foi extinto e passou a fazer parte do concelho de Arganil.

Avô teve estatuto Municipal (a 1ª carta de foral data de 1187), mas o concelho acabou por ser extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, passando as suas freguesias de Anceriz, Piódão e Pomares para o concelho de Arganil e as freguesias de Aldeia das Dez, Avô, Lourosa, Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira para o de Oliveira do Hospital.

Os Madeira da Costa, de Avô, estabeleceram um morgadio em Pomares e alguns dos detentores do vínculo foram capitães-mores daquela vila.

A última representante , D. Maria Manuela de Brito e Castro , casou com D. Luís Maria de Carvalho Daun e Lorena , seu tio , e , em 1886, o rei D. Luís I, concedeu-lhes o título de Marqueses de Pomares.

O facto de só se ouvir falar na Marquesa de Pomares ( Quinta da Marquesa, Lagar da Marquesa, Capela da Marquesa) ficará a dever-se ao falecimento de D. Luís apenas oito anos depois de terem sido criados os marqueses de Pomares, enquanto que a Marquesa ficou entre nós ainda por muitos anos.Foram os primeiros marqueses de Pomares e não houve descendência deste casamento.

A freguesia de Pomares dista cerca de trinta quilómetros da sede concelhia e está situada nas faldas da Serra do Açor.Dista cerca de oitenta quilómetros de Coimbra, capital de distrito.

 

Confirmados para esta distinta volta... 

 José CavacaMarco Daniel AlvesDavid FernandesArmando OliveiraLuis Filipe, Sérgio M. PinheiroGuilhermino Pais.


PARTIDA DO PERIFERIA ÀS 7h 15m.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 05:50


1 comentário

De Paulo Rodrigues a 30.05.2013 às 13:20

Boa Tarde Sr. Cavaca e restantes APPPP,
pois esta, tem cara de durita...
Como não posso ir, desejo-vos uma Boa Volta e que tudo corra bem.
Abraço, Paulo Rodrigues

Comentar post