Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Primeira Santa volta concluída.

Quarta-feira, 04.04.12

cavaca 1

Participaram nesta magnífica volta, o amigo Francisco Romão, José Cavaca, Zé Carlos, e Fernando Caetano.

Pedalamos por, Tostosendo, Unhais da Serra, Pedras Lavradas, Unhais da Serra, Paúl, Ourondo, Silvares, Lavacolhos, Freixial, Telhado, Peso, Dominguiso, Tortosendo e Covilhã, totalizando 118km.

 

cavaca 2

A subidinha para o alto da Portela serviu de aquecimento.

 

cavaca 3

Esta bonita vila Serrana, Unhais da Serra, pertencente ao concelho da Covilhã e situa-se num vale granítico de origem glaciar da grande Serra da Estrela, a cerca de 750 metros de altitude.

 

cavaca 4

Hoje a nossa agradável estrada para as Pedras Lavradas estava muito sombria.

 

cavaca 5

Alto das Pedras Lavradas,,, muito nevoeiro, vento e apenas 7 graus.

 

cavaca 6

Mais colorida e quente estava a manhã perto da Erada.

 

cavaca 7

O optimismo destes elementos, reduziu as dificuldades para metede.

 

cavaca 8

A nossa passagem no Paúl.

Vila que apresenta características singulares no seu património arquitectónico, pois no passado a construção de habitações era feita de materiais da própria região como sejam os calhaus rolados do rio (“bolas”), o granito, o xisto, o barro vermelho, a madeira (castanho e pinho) e a telha portuguesa ou canudo.

 

cavaca 9

Ourondo, é uma freguesia do concelho da Covilhã com cerca de 416 habitantes.

Daqui avistam-se os cumes da Estrela e da Gardunha, da serra da Cebola e, mais próximo, a serra da Maúnça. 

 

cavaca 11

Amigo Belchior, seguiu-se Silvares que existe desde os primeiros tempos da monarquia portuguesa, em 1226, o seu nome aparece numa escritura de doação da Lardosa aos Templários. Foi elevada a Vila no dia 21 de Junho de 1995.

 

cavaca 12

Lavacolhos,,, que nome! 

 Não encontramos a etimologia do nome da aldeia mas ele figura no Dicionário de Pinho Leal, de 1874, com a transcrição de Lavacollos / Lavacolhos, que convenhamos de trata de um sui generis toponímio.
 Lava , no sentido latino de Labes, quer dizer "Queda" (como "lava" de vulcão) e Collos (de Coliis), significa um "relevo de altitude moderada".

 

cavaca 14

E o Castelejo, terra dos Sogros do nosso amigo Francisco Romão.

A uns escassos 10 Km do Fundão, no sopé da serra da Gardunha, situa-se esta aldeia, e muito perto desta povoação, numa colina sobranceira, encontramos o Santuário de Santa Luzia, onde anualmente se realiza a maior romaria da Cova da Beira.

 

cavaca 15

Freixial, uma pequena aldeia anexa da freguesia de Telhado.

 

cavaca 16

Freixial ficava lá ao fundo, vinha agora a aldeia do Telhado.

 

cavaca 17

Telhado,  terra do nosso grande amigo João Venãncio.

 É uma aldeia da Beira Baixa do concelho do Fundão, situado na Cova da Beira numa espécie de vale entre a serra da Estrela e a da Gardunha.

 Conta a Lenda que num local perto do Telhado, havia uma grande quantidade de formigas que comiam a pouca comida que existia e devoravam os olhos às crianças. As famílias aflitas tiveram que abandonar aquele local e fixaram-se no local onde actualmente vivem hoje, chamado: Telhado, palavra que vem de telha, objecto de barro, feito nesta localidade, também, chamada terra dos oleiros.

 

cavaca 18

Dominguiso, conhecida como terra dos farrapeiros.

Ao longo destes anos esta localidade tem vindo a crescer a todos os níveis. Um aumento populacional, industrial e comercial, faz com que a aldeia cresça economicamente.

 

cavaca 19

E a nossa ultima terra de passagem, o Tortosendo.

As origens do Tortosendo perdem-se nos tempos. Não se pode afirmar que o Tortosendo existisse na época romana ou goda.Quanto ao nome, existem de facto indicios que seja de origem goda, enquanto que a lenda o atribui a um homem de nome "Zendo" que, segundo se diz, era torto.

 

cavaca 20

Finalmente a nossa chegada à Covilhã.

Uma volta que valorizo muito, além da particularidade de ter todo o tipo de estradas, passamos em Aldeias e Vilas que nos estão muito próximas.

 

SEXTA FEIRA O CICLISMO PODERÁ SER DE TARDE.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 14:14


2 comentários

De Silvério Correia a 04.04.2012 às 19:46

Uma voltinha que vos deu de certeza muito prazer, tanto pelas lindas vistas das nossas Serras como pelas visitas a tantas povoações e cada uma com a sua beleza e as suas especificidades sempre cativantes!
Muitos Parabéns pela excelente reportagem e Obrigado pela partilha!
Para mim que conheço razoavelmente toda a região, mas nalguns casos de há muitos anos, é muito bom para actualizar a minha base de dados e até me permite fazer a voltinha virtualmente!
Um abraço
Silvério

De manuel Almeida dos santos a 22.06.2014 às 22:49

Obrigado pela excelente reportagem que me deu o prazer de ver imagens de algumas terras que conheço e em especial do FREIXIAL de onde sou natural.
Um grande bem haja a todos que contribuiram para que esta reportagem fosse possível.
Adorei
Manuel Almeida dos santos

Comentar post