Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Acordado também se sonha.

Terça-feira, 27.12.11
                                                                                               Um filme de José Cavaca
 
Na Padaria Dias, e na companhia do nosso amigo Zé Carlos, acompanhei a confeção das tão deliciosas filhóses, e do típico Bolo Rei.
Acompanhei durante uma noite, profissionais que se levantam quando nós nos deitamos, para amassar os nossos deliciosos pães de cada dia!

Profissão de padeiro, tão valorizada que chegou a ser comparada com a de artista, arquitecto, intelectual, ciclista e outras celebridades. Contam que um célebre padeiro - Vergilius Eurycasés - recebeu o direito, quando morreu, a um monumento funerário de proporções e detalhes imperiais. Entretanto, os filhos desses profissionais não podiam ser sacerdotes, militares ou exercer qualquer função jurídica. Para um padeiro assumir um cargo no Senado romano, era necessário ter praticado um acto de salvação da República ou do Império e, para isso, era obrigado a abandonar o Colégio do qual fazia parte - uma verdadeira profissão de arte. Alguns investigadores desta área, naquele tempo, alegavam ser o bolo um forte concorrente do pão e já encontravam dificuldades em fazer separação de valores entre o padeiro e o pasteleiro - conhecido na Itália como o fazedor de bolo. Diziam eles: "muitos pães eram mais bolos que pães e muitos bolos eram muito mais pães que bolos!

 

                                                    Foi uma noite bem acordado... Obrigado Zé Carlos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 06:30


10 comentários

De ze carlos a 27.12.2011 às 06:56

Olá Zé… boa noite ou bom dia….!

Por vezes já não sei como responder. pois chego a entrar ao serviço ainda com a luz do dia e volta a amanhecer quando volto a sair daqui.. muitas vezes para dar a voltinha de bicicleta..
Este filme e o comentário feito por ti… é uma bela homenagem aos padeiros e pasteleiros, não só aos que trabalham comigo mas também aos profissionais do mundo inteiro…
Esta foi uma noite como muitas outras, mas com a particularidade de te termos entre nos, não só para filmares, mas também para poderes meter a mão na massa, e deixa que te diga… que acho que aprendias rápido pois esticar filhoses é quase como andar de bicicleta….rss, quanto ao horário nocturno não seria problema para ti. Pois ainda esta noite voltas-te a passar acordado para colocares o vídeo na net e me enviares uma mensagem cerca das 4 da manhã… assim de certeza que vais perder peso……!
Agora resta-me agradecer a publicação no teu blogue e dia de reis vamos marcar uma volta com partida e chegada aqui para saborear o bolo rei.... Muito obrigado Zé…

Grande abraço.

Zé Carlos

De José Cavaca a 27.12.2011 às 14:23

Olá Zé, sabes que foi com muito gosto que estive na vossa companhia, foi uma noite para mais tarde recordar com estas belas imagens.
Quanto ao Dia dos Reis, nem precisas convidar-me, podes sempre contar comigo!

Grande abração

José Cavaca

De voz do goulinho a 27.12.2011 às 14:15

Bom trabalho amigo Cavaca este video mostranos muito bem o trabalho numa padaria para muitos como eu não tinha ideia de como se trabalha numa arte que é tão nobre comemos o pão e não valorizamos a pessoa que quando nós dormimos está essa gente a trabalhar para nos dar pela manhã o pão frequinho.

Bom trabalho e um bom ano para todos os padeiros e para o amigo Cavaca e familia tambem.

antónio Assunção

De José Cavaca a 27.12.2011 às 14:28

Meu bom amigo António, muito contente fico com esta sua visita, mais ainda por ser numa epoca festiva.
Pois meu amigo, adorei passar uma noite na companhia destes profissionais, são pessoas como nós é certo, mas com uma particularidade muito própria,,, a de trabalharem de noite, para nos alimentarem de dia.

Quero desejar-lhe um bom ano, que tudo corra dentro do melhor possível, e vou fazer tudo para voltar a visitar essas lindas terras, e dar-lhe uns fortes e pessoais abraços.

Do amigo Cavaca, um abração.

José Cavaca

De Antonio Dias a 27.12.2011 às 14:42

Obrigado amigo cavaca, pelo filme que fez etambem pela publicação neste blog e tambem nas redes sociais (facebook). Foi uma noite muito bem passada embora a trabalhar.

Um abraço amigo cavaca, boas pedaladas
António Dias

De Fã Nª 01 a 27.12.2011 às 17:01

Ao Amigo Cavaca, com o qual eu nunca mais havia deixado algumas palavrinhas por aqui, o parabenizo por mais este belissimo e riquissimo trabalho. Parabéns!
Ao nosso querido Zé Carlos, eu cheguei a falar com o Pai Natal no dia 23 e pedi para ele trazer as pessoas especiais para ao pé de mim, e avisei ao Zé Carlos se um velhinho simpactico o tentasse embrulhar, que era para ele colaborar, mas agora já sei o porque da sua ausência.... o filme é a prova real de onde ele estava, e que ele estava ocupado.
Obrigada pelas imagens... desejo a todos um 2012 de nuita saúde, sucesso, paz e novas conquistas.
Beijo no coração amigo.

De Filipe Domingos a 27.12.2011 às 17:21

Excelente reportagem e abriu-me o apetite.

De bcmantunes a 27.12.2011 às 18:31

Viva meu caro amigo José Cavaca & Cª.
Excelente reportagem! Com pão e vinho já se anda o caminho!
Ter oportunidade de assistir à confecção do fabrico do Bolo Rei, na Padaria Dias, deve ser fantástico.
Onde, por certo, se proporcionaria dar uma dentadinha num pedaço de Bolo Rei quentinho.
O amigo Cavaca disse quase tudo!
Quero desejar muita saúde ao amigo Zé Carlos para que ele com a sua sapiência continue a tratar bem quem aprecia os seus produtos.
Caríssimo, J. Cavaca, é sempre com enorme respeito que lhe dedico admiração visitando este espacito.
O amigo do meu amigo meu amigo é! Saúde para todos.
Belchior Madeira Antunes

De jmedeiros a 27.12.2011 às 22:13

6******

De Jacques a 29.12.2011 às 13:06

Quem esta la por fora é bom ver a realização das doçerias da região e de Portugal!!!
Abraço e bom ano MMXII

Comentar post