Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Em dia de todos os Santos, na Sra do Carmo,

Terça-feira, 01.11.11

um único ciclista teve a sua aparição.

cavaca 1

Mas foi por pouco tempo, pois havia promessas que o regresso sería bem comungado. 

 

Pode também ficar a saber que Nossa Sra do Carmo teva a sua aparição na cidade de Cambridge, Inglaterra em 1251.

Mas celebra-se hoje o Dia de Todos os Santos, cujo primeiro registo, no século IV, teve lugar em Antioquia (Turquia) no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que ainda se mantém nas igrejas orientais.

 Em Roma, o Dia de Todos os Santos foi introduzido no século VI. Houve a necessidade de instituir este dia devido à falta de dias disponíveis para homenagear o crescente número de Santos, os quais têm vindo assustadoramente a aumentar na nossa sociedade, tal como poderemos comprovar pela simples consulta de uma qualquer lista telefónica, como passamos a exemplificar: Abel dos Santos, Álvaro Santos, Almerindo dos Santos, Ana dos Santos, e até a Padaria Dias & Pereira dos Santos,,, que hoje nos brindou com um final de volta prodigioso.

 

cavaca 2

Assim, às 8h 30m saí da Sra do Carmo rumo a Belmonte, Inguias, Casteleiro, e Escarigo, local onde estas Santidades me aguardavam como  o São José Carlos, o José Alberto, Proença, João Dias, e o Lídio,,, seguindo depois em "cortejo" todos juntos para Capinha, Peroviseu, e Padarias Dias & Pereira dos Santos.

 

cavaca 3

 Mas também pode ficar a saber que há o Brasil de Todos os Santos.

Seja nos foguetes das festas juninas, no nome de cidades ou em expressões do povo brasileiro, os santos povoam a cultura do Brasill. Símbolos tão populares assim só poderiam ter originado muitas histórias de almanaque.

 

cavaca 5

Depois de passar Peroviseu, o Sol fazia-nos companhia.

Mas,,, ligar a torneira e abrir a porta é com São Pedro.
Diz Jesus a Pedro: “Eu dou-te as chaves do Reino do Céus: tudo o que ligares na Terra será ligado nos céus, e tudo que desligardes na Terra será desligado no Céu”. Daí acreditar que o padroeiro São Pedro
manda nas chuvas.

 

cavaca 4

E vamos lá para a Padaria. É um lugar onde os bolos e as Natas se comunicam com os ciclistas.  Ele proporciona-nos convívio e "aumento de  massa muscular".  


cavaca 6

Palavras para quê?

 A padaria dos Santos é essa casa, esse pedacinho aqui na terra, que acolhe e engorda de forma singular o desportista que cá chega.

 

cavaca 7

O nosso "bolo" de cada dia.

 

cavaca 8

Muito obrigado companheiros por esta Santa manhã. Um óptimo feriado para todos.

 

Proximo Sábado,,,

E O PORTO AQUI TÃO PERTO.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 12:00


6 comentários

De Ricardo Abreu a 01.11.2011 às 16:35

Muito Boas Companheiros

Como tinha dito hoje foi dia de cumprir com o pacto que fiz comigo mesmo em 1 Novembro 2010 na Cabeça da Azinha, e saí de casa às 8h00 para às 8h30 partir para esta pequena aventura de 80km BTT, da Capela S.Salvdor no Teixoso local onde se reunem os elementos do BTTEIXO.

Subir à Azinha com as condições climatéricas que se fizeram sentir e com os caminhos no estado em que estão, leva-me a concluír que cada vez tenho menos juízo na tola,mas tinha de ser, e lá cheguei às 12h30 para me deliciar com uma bela e bem aviada sandes marmelada da D.Barbora, e duas bolachas que "roubei" ao junior cá de casa, bolachas essas que muito bem o Tio Cavaca fez o favor de "viciar" o Mário.

Ao António Sá e Familía fico grato pela atenção e apoio para comigo em Valhelhas, aqueles 10 minutos de conversa serviram e muito pra ganhar animo pra ultima subida.

É muito gratificante quando nos propomos algo e perante todas as adversidades a nossa mente não desarma, foram 80km a pedalar sozinho mas com a cabeça sem cheia...

Abraço a todos


Ricardo Abreu

De António Caramelo a 01.11.2011 às 18:54

Meu amigo, conheço-lhe muitos muitos dotes, veja-se que todo este alinhamento de Posts e como os edita. Hoje adorei ler este post muito humorístico e bem delineado.
Fica também uma pequena anedota para eu fazer também parte desta alegria.

Um dia li que fumar fazia mal, parei de fumar, no outro dia li que beber fazia mal, parei de beber, e no outro dia, li que fazer sexo fazia mal, parei de ler!

Força rapazes.

De jmedeiros a 01.11.2011 às 18:58

Quando aparece o Mestre os alunos agradecem!
O Zé Carlos está em todas, as natas deixam água na boca...só à colher!
Os comentários do amigo Cavaca com as lições de história e cultura popular à mistura fazem-me lembrar o prof. José Hermano Saraiva, esse nosso grande e bem disposto historiador da história de Portugal.
O Porto está à distância de uma pedalada, é um "tirinho" como eu digo várias vezes, vamos é ver se o São Pedro não abre as torneiras!
Nunca pensei que no espaço de três semanas fossemos juntos a Palmela e ao Porto de bicicleta, estamos
a compensar as voltas que não fizemos desde Janeiro até agora, ainda bem!
Até Sábado, se Deus quiser e se São Pedro deixar.
Abraço
Medeiros

De bcmantunes a 01.11.2011 às 22:28

Viva, meu amigo José Cavaca & Cª.
Desta forma mais uma vez o amigo Zé Carlos mostra como é bem receber.
Ao que parece o lanche foi maior do que a volta de ciclismo. Como hoje é dia santo de guarda não se podiam esforçar muito.
Caríssimo, J. Cavaca e restantes companheiros, desejo tudo de bom.
Grande abraço,
Belchior Madeira Antunes

De ze carlos a 02.11.2011 às 01:53

Olá Zé...

Boa noite.....a volta de hoje ficou marcada pela chuva, mas tambem pela junçao da antiga equipa dos padeiros... com o chegada do tempo de chuva uns já planeiam arrumar as bicis e se despedir de mais um ano de grandes passeios e conquistas.. este tempo é otimo para poder colocar as conversas em dia, rolar a ritmo bem calmo e tratar tambem de nao deixar se perder as tradiçoes, como saborear o tradiçional bolo da festa ou " bolo do Tortozendo" acompanhado ou com chá quentinho um com um copito de jeropiga... bem o melhor mesmo foi o convivio e agora que se aproxima o fim da época.. vamos lá começar a pensar no jantar do natal.... cumprimentos sr Belchior.. grande abraço a todos...

Zé Carlos

De XXXL a 02.11.2011 às 12:14

Bom dia

Sem dúvida Zé Carlos estiveram presentes os elementos que compunham a equipa dos padeiros, com excepção dos nossos saudosos amigos Rui Almeida e o motorista de serviço o senhor Painço...que agora treina e conduz respectivamente "do outro lado do mundo".
Foi dia de todos os Santos hà que lembrá-los homenagea-los neste espacito num dia de todos os Santos molhado.

Comentar post