Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Manhã distinta, e com estreia.

Quinta-feira, 20.10.11

cavaca 1

Prezaram-se em estar presentes para esta manhã de ciclismo e de regozijo, Bruno Fernandes, Fernando Caetano, ( o meu filho João Cavaca, estreante), Fernando Prata, Nuno Marques, Paulo Jesus, José Cavaca, Jorge Medeiros, e o amigo António Silva. Mais tarde juntaram-se Zé Carlos, João Dias, e António Dias. O nosso amigo Lourenço ainda nos cumprimentou a todos, mas não está na foto por motivos de trabalho. 

 

cavaca 8

João Cavaca,  praticante de ciclismo noutra vertente, fez hoje estreia nas nossas voltas.

 

cavaca 2

Nas primeiras pedaladas desta manhã,  a companhia do vento era evidente.

 

cavaca 3

Em Vale Formoso a primeira dificuldade do dia, facilmente ultrapassada.

 

 cavaca 4

Vale Formoso é uma pequena freguesia do concelho da Covilhã, com 11,49 km² de área e 640 habitantes. Designou-se Aldeia do Mato até 1949

 

cavaca 5

Andamento ronceiro, é que conversa e boas temperaturas convidavam a isso mesmo.

 

cavaca 6

Passagem em Vale de Amoreira. Muito embora não haja notícia alguma directamente relacionada com o território desta freguesia, por volta do século XII, não é de excluir a hipótese de ela já ter sido povoada, em épocas anteriores à Nacionalidade, a crer pelos fortificados castrejos da região e, especialmente, da vizinhança de Valhelhas, povoação que demonstra maior antiguidade.

 

cavaca 9

Manhã preciosa em todos os aspectos,,, até para por a conversa em dia.

 

cavaca 11

Sameiro, situado na margem esquerda do rio Zêzere,conta com cerca de 600 habitantes e 486 recenseados (excluindo pois a população emigrante), dista de Manteigas 6 Km. Senso sob o ponto de vista administrativo, a terceira Freguesia (Formando um conjunto das quatro do concelho) Sta Maria, S.Pedro, Sameiro e Vale de Amoreira.

 

cavaca 12

Estilo não lhe falta, quem o estimule também não,,, pode ser que vá adiante.

 

cavaca 13

Depois de passar Sameiro...

 

cavaca 15

... a lindíssima vila de Manteigas. Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela. A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela.

cavaca 18

Em Manteigas,  depois da visita aos nossos amigos Medeiros e Lourenço e da entrega de uma lembrança da nossa ída a Palmela, fomos tomar um cafézinho aos Bombeiros Voluntários de Manteigas.

 

cavaca 19

De novo a pedalar, agora no sentido inverso, ao encontro do amigo Zé Carlos.

 

cavaca 30

Zé Carlos que nos mantem estupefactos com a forma alcançada.

 

 cavaca 20

A estrada, a paisagem, e a pendente a descer convidavam a bons andamentos. 

 

cavaca 22

Até o "biriattus" o nosso amigo Paulo, se associou à festa.

 

cavaca 23 

Não nos devemos protejer a construir muros, mas cercando-nos de amigos.

 

cavaca 24

Bruno Fernandes, um exemplo circunspecto.

 


cavaca 25

António Dias e João Paulo Cavaca,,, grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.

 

cavaca 26 

Valhelhas foi vila e sede de concelho entre 1187 e 1855. Tinha, em 1801, 1374 habitantes. Tinha então 3 freguesias: Gonçalo, Valhelhas e Vale de Amoreira. Em 1849 tinha 4802 habitantes. Nessa época tinha, para além das antigas freguesias, as freguesias de Famalicão, Aldeia do Souto, Sarzedo, Aldeia do Mato e Verdelhos.

 

cavaca 28

Geralmente pedalamos muito pelos nossos interesses,,,  por vezes convém virar a página,,,  0 espírito enriquece com o que recebe, o coração com o que dá. 

 

cavaca 29

Manhã na reta final,,, nem havia ambição de voltar para casa.

 

cavaca 31

Mas antes de terminar, tivemos a visita do Sérgio que conduzia aquele camião vermelho.

 

cavaca 32

E a nossa chegada ao ponto de partida. Em meu nome e do João Paulo Cavaca, pela manhã que hoje os amigos facultaram, devo a todos uma atitude de agradecimento,  temos momentos brilhantes, mas a maioria deles são graças aos amigos que nos acompanham.

 

MUITO OBRIGADO A TODOS.

 

 

Sabado volta de Santa Teresinha. 

saída do Períferia às 8h 30m.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 13:19


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.