Pelotão Cavaca
Desporto
Manhã distinta, e com estreia.
Prezaram-se em estar presentes para esta manhã de ciclismo e de regozijo, Bruno Fernandes, Fernando Caetano, ( o meu filho João Cavaca, estreante), Fernando Prata, Nuno Marques, Paulo Jesus, José Cavaca, Jorge Medeiros, e o amigo António Silva. Mais tarde juntaram-se Zé Carlos, João Dias, e António Dias. O nosso amigo Lourenço ainda nos cumprimentou a todos, mas não está na foto por motivos de trabalho.
João Cavaca, praticante de ciclismo noutra vertente, fez hoje estreia nas nossas voltas.
Nas primeiras pedaladas desta manhã, a companhia do vento era evidente.
Em Vale Formoso a primeira dificuldade do dia, facilmente ultrapassada.
Vale Formoso é uma pequena freguesia do concelho da Covilhã, com 11,49 km² de área e 640 habitantes. Designou-se Aldeia do Mato até 1949
Andamento ronceiro, é que conversa e boas temperaturas convidavam a isso mesmo.
Passagem em Vale de Amoreira. Muito embora não haja notícia alguma directamente relacionada com o território desta freguesia, por volta do século XII, não é de excluir a hipótese de ela já ter sido povoada, em épocas anteriores à Nacionalidade, a crer pelos fortificados castrejos da região e, especialmente, da vizinhança de Valhelhas, povoação que demonstra maior antiguidade.
Manhã preciosa em todos os aspectos,,, até para por a conversa em dia.
Sameiro, situado na margem esquerda do rio Zêzere,conta com cerca de 600 habitantes e 486 recenseados (excluindo pois a população emigrante), dista de Manteigas 6 Km. Senso sob o ponto de vista administrativo, a terceira Freguesia (Formando um conjunto das quatro do concelho) Sta Maria, S.Pedro, Sameiro e Vale de Amoreira.
Estilo não lhe falta, quem o estimule também não,,, pode ser que vá adiante.
Depois de passar Sameiro...
... a lindíssima vila de Manteigas. Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela. A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela.
Em Manteigas, depois da visita aos nossos amigos Medeiros e Lourenço e da entrega de uma lembrança da nossa ída a Palmela, fomos tomar um cafézinho aos Bombeiros Voluntários de Manteigas.
De novo a pedalar, agora no sentido inverso, ao encontro do amigo Zé Carlos.
Zé Carlos que nos mantem estupefactos com a forma alcançada.
A estrada, a paisagem, e a pendente a descer convidavam a bons andamentos.
Até o "biriattus" o nosso amigo Paulo, se associou à festa.
Não nos devemos protejer a construir muros, mas cercando-nos de amigos.
Bruno Fernandes, um exemplo circunspecto.
António Dias e João Paulo Cavaca,,, grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.
Valhelhas foi vila e sede de concelho entre 1187 e 1855. Tinha, em 1801, 1374 habitantes. Tinha então 3 freguesias: Gonçalo, Valhelhas e Vale de Amoreira. Em 1849 tinha 4802 habitantes. Nessa época tinha, para além das antigas freguesias, as freguesias de Famalicão, Aldeia do Souto, Sarzedo, Aldeia do Mato e Verdelhos.
Geralmente pedalamos muito pelos nossos interesses,,, por vezes convém virar a página,,, 0 espírito enriquece com o que recebe, o coração com o que dá.
Manhã na reta final,,, nem havia ambição de voltar para casa.
Mas antes de terminar, tivemos a visita do Sérgio que conduzia aquele camião vermelho.
E a nossa chegada ao ponto de partida. Em meu nome e do João Paulo Cavaca, pela manhã que hoje os amigos facultaram, devo a todos uma atitude de agradecimento, temos momentos brilhantes, mas a maioria deles são graças aos amigos que nos acompanham.
MUITO OBRIGADO A TODOS.
Sabado volta de Santa Teresinha.
saída do Períferia às 8h 30m.
Autoria e outros dados (tags, etc)
12 comentários
De jmedeiros a 20.10.2011 às 14:13
muito obrigado Bruno Fernandes,
muito obrigado Fernando Caetano,
muito obrigado e Parabéns João Cavaca-filho,
muito obrigado Fernando Prata,
muito obrigado Nuno Marques,
muito obrigado Paulo Jesus,
muito obrigado por tudo Cavaca,
muito obrigado sr. António Silva pelos parabéns!
É bonito ver um grupo tão unido e de tão variadas idades!
Parabéns João Cavaca, continua!
Cavaca, obrigado pelo poster!
MEDEIROS
De José Cavaca a 21.10.2011 às 11:19
José Cavaca
De Lourenço a 20.10.2011 às 14:14
Hoje nao deu muito para conversar,
Chefias e trabalho falaram mais alto.
Mas mesmo assim obrigado pela visita.
Grande abraço
De José Cavaca a 21.10.2011 às 11:21
José Cavaca
De lopes josé a 20.10.2011 às 17:28
Sempre presente...visita de médico.. para a foto.
O dever assim obriga.
No que respeita ao Joãozinho Cavaca, de Cavaca não tem nada!!!,,,ui,ui, é grande, possante, um atleta na acepção da palavra.Bem treinado e com vontadde seria uma supervedeta,,,, vedetas temos muitas.....
Hà que treinar na roda fininha, tal e qual como quando anda aos saltos com a outra burra e a fazer Downhill.
Saudações
De José Cavaca a 21.10.2011 às 11:27
Grande abraço
José Cavaca
De bcmantunes a 20.10.2011 às 21:12
O amigo Cavaca manda ventarolas!
Alegria, alegria, alegria! Manhã distinta, palavras de cinco coroas e a nossa Serra da Estrela a oferecer a sua beleza maravilhosa.
Maravilha! Muito bonito! É uma enorme alegria termos como companheiro o nosso filho. Eu adorava quando o meu filho saía comigo.
Existem diversos familiares Pais, Filhos e Netos no grupo. Pelo menos, os, Sá, Palmeirão, Silva, com os Netos e agora Cavaca.
É favor continuarem a contagiar-nos com essa alegria.
Caríssimo, J. Cavaca, obrigado por tudo. É sempre com agrado que visito este espacito.
Grande abraço,
Belchior Madeira Antunes
De José Cavaca a 21.10.2011 às 19:36
ventarolas são seus comentários tão originais, não sei nem imagino como vai buscar tanta ideia para comentar qualquer que seja a nossa volta, é de tirar o chapeu.
Meu amigo, é favor continuar a ter essa boa disposição, esse brio em seus comentários, e o nosso muito obrigado por se rnosso amigo efectivo.
Um grande abração desta malta que já o tem como companheiro de blog,,, só falta mesmo de estrada.
José Cavaca
De António Lebre a 20.10.2011 às 23:59
Lebre
De José Cavaca a 21.10.2011 às 11:30
Grande abração
José Cavaca
De Ricardo Abreu a 21.10.2011 às 14:12
Pá eu levo o Máriozito pra integrar o pelotão, mas... ele diz que só vai se o Tio Cavaca levar daquelas bolachas... enfim!!! São exigências
Quanto ao Jony Cavaca, o artista têm medidas de um excelente contra-relogista, esparguete como ele está bom trepador é concerteza, precisa é de umas tareias a subir ao Alto S.Gião e fica prontinho, o gajo que venha que eu trato-lhe da saúde...
Abraço a todos e ao Jony Cavaca digo que o ciclismo é mais que um desporto que nos apaixona, é sobretudo uma escola de lições pra vida!!!
Ricardo Abreu
De José Cavaca a 21.10.2011 às 19:41
Obrigadão Ricardinho pelo incentivo, espero que tenha influências positivas.
Grande abração
José Cavaca