Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amanhã vamos a Vale de Maceira...

Sábado, 02.07.11

 em tempos uma das maiores e seculares Romaria das Beiras.

 

 

O Santuário de Nossa Senhora das Preces e a povoação do Vale de Maceira localizam-se no braço estendido a poente do Monte de Nossa Senhora das Necessidades, o Cabeço ou Monte do Colcurinho, como é também conhecido na região.

Dentro da freguesia de Aldeia das Dez – concelho de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), e no espaço da região centro do país, o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem.

 No espaço, dos 650 metros de altitude até aos 750 metros, encontramos: na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização, constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima: a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.  

A secular Romaria ao Santuário acontece no primeiro Domingo de Julho e continua a ser uma oportunidade de agradecimento, festejo e confraternização das gentes da região.

 

poster.JPG

Fica aqui o programa da festa, algo necessitado para as potencialidades deste grande Santuário que ainda há poucos dias uma senhora de muita idade afirmava: “antes das aparições de Nossa Senhora de Fátima a Senhora das Preces era a senhora de Fátima das Beiras, com o passar dos tempos passou a vir á Senhora das Preces menos gente”

 

Saímos do Periferia às 7h 30m.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 01:10


7 comentários

De voz do goulinho a 30.06.2011 às 09:02

Obrigado pelo apoio a esta grande romaria das Beiras deixo tambem um pedido á juventude organizem-se e venham conhecer acreditem não se vão arrepender.

Boa viagem e um abraço para toda a equipe muito especialmente para o amigo Cavaca

António Assunção

De José Cavaca a 30.06.2011 às 12:29

Amigo António, nada de agradecimentos,,, sabe bem que estamos cá para isso mesmo, vamos ver se de qualquer forma conseguimos mais algumas presenças nessa que já foi uma das maiores romarias das Beiras. Amigo António, vou deixar nessa tasquinha do Bazílio, uma pequena lembrança para o Sr. António Assunção da nossa presença nesta Tradicional Romaria. Assim que esteja por cá, desloque-se ao amigo Bazílio para lha entregar.

Muito grato por tudo, um grande abraço cá do pessoal da Covilhã.

José Cavaca

De voz do goulinho a 30.06.2011 às 15:14

Amigo Cavaca o agradecimento faz parte da educação que recebi como tal mais uma vez nuito obrigado.

Amigo Cavaca sei que se esforçou para fazer o melhor no sentido de informar a quem não conheçe a historia do vale de Maceira só que a descrição não conrresponde ao meu Vale de Maceira que pertence ao concelho de Oliveira do Hospital a sua descrição é do Vale de Maceira do concelho de Gois as Fotos estão corretas e por sinal muito bonitas mas a intenção é que conta a verdadeira historia do Santuaria para os intereçados podem ler na Voz do Goulinho em postagens já colocadas já á muito tempo mas está lá ou então vejam história do Santuario de Nossa Senhora das Preces na Freguesia de Aldeia das Dez,
Um abração
Fico muito Grato
António Assunção

De José Cavaca a 30.06.2011 às 19:22

Meu bom amigo, grato pela informação,,, o erro está corrigido. Nem me passou pela cabeça que tão proximo haveria duas aldeias com o mesmo nome, é que no Brazil também há uma aldeia com esse nome,,, mas é um pouco afaztada.

Grande abraço

José Cavaca

De LFGB a 01.07.2011 às 00:48

olá... Em principio vou vos ver nas pedras lavradas... eu sou o primo do Duarte e do Tiago e vou la ter com o Tiago para depois acompanha-lo ate loriga.... La estarei... Abraço, Luis garcia

De José Cavaca a 01.07.2011 às 08:31

Companheiro, será com prazer. O Duarte vai fazer a volta na totalidade connosco, vai saír aqui da Covilhã na nossa companhia às 7h 30m.

Grande abraço e estaremos nas Pedras Lavradas pelas 9 horas.

José Cavaca

De voz do goulinho a 01.07.2011 às 09:55

Quem sabe, sabe, e o amigo cavaca sabe o que faz a correção está perfeita.
Amigo Cavaca tambem tenho um grande amigo no Tortuzendo homem bem conhecido na região chamado Domingos Lopes Guilherme tem uma grande loja de electrodomesticos no Tortuzendo e vários negocios na Covilhã não sei se conheçe se conhecer fale-lhe da minha pessoa e digalhe que lhe mando um grande abraço

António Assunção

Comentar post