Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amanhã, da Covilhã por Oledo.

Sexta-feira, 26.11.10

 

 Oledo

Situada a 10 KM da sede do concelho de IDANHA-A-NOVA, foi vigararia da Ordem de Cristo, sendo a sua fundação posterior à conquista cristã.

O seu nome é de origem árabe. Oledo significa 'descendente de'.  Antes da presença árabe na região já os romanos aqui se tinham fixado, como

o atestam os registos arqueológicos da época que têm vindo a ser encontrados. Segundo o senso de 2001, teria pouco mais de 300 habitantes.A desertificação é uma realidade próxima. Actualmente, conta com uma unidade hoteleira, a Casa de Oledo, e um óptimo restaurante de cozinha regional, a «Casa da Comida».

Como únicas actividades, destaca-se uma agricultura de reduzidos investimentos, orientada para a criação de gado, aproveitando as condições naturais de pastorícia. Nos últimos 10 anos, no registo paroquial de baptizados, não consta ninguém nascido em Oledo.

Apesar do reduzido número de habitantes, não deixa de ser um paraíso, onde é possível escutar o silêncio e os sons naturais com que a natureza nos brinda.

 

Perfil da volta.

Amanhã, vamos saír da Covilhã, (Arcos) às 8 horas e 30 minutos rumo a: Fundão 9h 05m, Alto da Gardunha, Vale de Prazeres, São Miguel de Acha às 10h 20m, Rossio de Oledo às 10h 40m, estrada inédita de Oleiros para Proença a Velha 11h 05m, Pedrogão às 11h 25m, Penamacor 11h 45m, Capinha 12h 25m e chegada prevista à Covilhã pelas 13h 20m.

Amanhã há estreias com nova "fatiota".

Como diz o Medeiros, vamos pedalar para aquecer.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 08:28


2 comentários

De Flávio Fonseca a 27.11.2010 às 00:35

Muito boa noite.
Amanha não sei se vou poder estar presente, ainda estou em negociações para ver se tenho de ir, ou não, trabalhar logo pela manha, caso contrario, vou estrear a "fatiota" nova hehe.
Grande abraço

De jmedeiros a 27.11.2010 às 07:37

Amigo Cavaca,
Sempre atento, pois é "Vamos pedalar para aquecer", não lhe escapa nada, ainda bem!
Neste momento estou a preparar-me para sair às 8H30', o termómetro exterior marca 2ºC na varanda, imagino na estrada e a rolar!
Tem que ser, vou sair uma hora antes de alguns colegas, devo rolar sozinho até lá, quando eles chegaram eu já estou quente.
Um abração e boa volta!
Medeiros

Comentar post