Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sábado, Covilhã Piodão.

Quinta-feira, 01.07.10

Ficheiro:Piodao.jpg

PIODÃO

É a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes (2001). Densidade: 6,2 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.

A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.

Actualmente, a desertificação das zonas do interior, afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam às suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

 

Saída do Periferia às 7h 30m

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 07:48


4 comentários

De bcmantunes a 01.07.2010 às 23:00

Ora viva, meu caro amigo José Cavaca, cordiais cumprimentos.
Sim senhor! E agora?
Amigo Cavaca, o itinerário da volta do amigo Medeiros estende-se a Castanheira de Pêra. Não percebi se vai integrado no grupo do amigo Cavaca.
Se tudo se confirmar como previsto dia 10 de Julho estarei em Pomares. É pena! Chego uma semana depois.
Caríssimo, J. Cavaca & Cª, desejo que tudo aconteça de acordo com as perspectivas.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes

De jmedeiros a 02.07.2010 às 11:53

Amigo Belchior e amigo Cavaca,
Eu já queria ando a pensar no Piodão desde 20 de Junho(até fui de carro) e era para ir no passado dia 26, mas depois ninguem podia ir e tive que adiar.
Agora tenho muita pena em não ir com o amigo Cavaca, mas já tenho tudo agendado para Castanheira de Pêra!
abraço aos dois, quem sabe não encontro o sr. Belchior no 10/11 de Julho!?
Medeiros

De António Lebre a 02.07.2010 às 00:01

Eu também ia...

Boa volta para todos os que puderem ir.
Abraço
Lebre

De José Cavaca a 02.07.2010 às 08:08

Amigo Antunes, é realmente pena o Sr. não estar esta semana em Pomares, mas para a semana que vem eu não vou poder andar ao Sábado. Quanto ao percurso do Medeiros ainda não vi, mas é possivel um encontro com esse malabarista. Desejo que nos possamos ver nessa sua estadia cá por estas bandas.

Um grande e forte abração.

José Cavaca

Comentar post