Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dicas para afinar o desviador traseiro.

Sexta-feira, 26.02.10

Para afinar o ponto morto inferior do desviador:

  1. O sítio em que o desviador vai parar no sentido descendente colocamos a corrente no carreto mais pequeno e apertamos o parafuso que regula o batente inferior até que a roldana do desviador fique em linha com o carreto mais pequeno.
  2. Para ver se a afinação está correcta sobe-se uma mudança e torna-se a descê-la.
  3. Atenção:  A mudança tem de entrar sem esforço no carreto mais pequeno, se não entrar há que desapertar o parafuso que apertámos previamente e repetir esta acção até que a última mudança entre sem esforço.

Com o ponto morto inferior afinado passamos para o ponto morto superior:

  1. Vamos colocar a corrente no carreto maior.
  2. A roldana do desviador deve estar em linha com o carreto maior.
  3. Atenção: Se ela não chegar ao último carreto há que desapertar o segundo parafuso.
  4. Tendo a corrente no último carreto temos agora que pressionar o manípulo que sobe as mudanças para ver se a corrente passa para lá do último carreto.

Há que afinar o parafuso até que a mudança entre sem esforço e não saia para fora da cassete.

 

 

Atenção

Procure afinar o carreto maior com a pedaleira pequena, e o carreto pequeno com a pedaleira grande.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 08:19


2 comentários

De Jorge Medeiros a 26.02.2010 às 11:30

Bom dia, hoje está bom tempo para a volta!!
será que no fim de semana tambem estará?!
amanha vou andar por aqui com o Galvao,mas domingo se houver volta contem comigo!!

quanto as afinaçoes ja tentei varias vezes, mas acabei semrpe por ir procurar a ajuda de profissionais e ja nao me aventuro!
Abraço a todos
Medeiros

De bcmantunes a 27.02.2010 às 21:35

Boa noite, Amigo José Cavaca, cordiais cumprimentos.
Tenho assistido aos comentários engraçados, que ultimamente se têm registado por estes amigos todos. Exceptuando os, mais sérios, que foram feitos em homenagem ao Sr, Rui. De resto disseram-se coisas divertidas. Confesso que as que gostei mais foram as relacionadas com o treino em rolos. A coisa é séria, mas foi divertido. Acho que a rapaziada do grupo são quase todos de alto nível... Mas o Simões em rolos mexe que não é brincadeira.
Quanto à afinação dos desviadores. É sempre uma dor de cabeça. Primeiro que aquilo jogue tudo certinho sem saltar e que as mudanças entrem todas nos momentos... Com estas dicas é uma bela ajuda. Quem mexe neles com bastante frequência não lhe acontece como a mim. Às vezes andam por ali uns fios indesejáveis a dar problemas.
A qualidade dos desviadores também contribui para a perícia do "técnico".
Nunca me tinha apercebido do pormenor do Carreto grande com a pedaleira pequena e carreto pequeno com a grande.
Muito interessante! Pela minha parte, muito obrigado.
Caríssimo J Cavaca, continuação de boa noite,
saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes

Comentar post