Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O que comer antes e depois da volta.

Sábado, 13.02.10

Comer correctamente, é fundamental para conseguir os resultados.

 

A maior fonte de energia para o exercício físico é a glicose. O gasto de glicose ocorre quando estamos a fazer exercício. A utilização dessa energia durante o exercício leva-nos a perder cerca de 50% das nossas reservas de glicose logo na primeira hora da volta. A utilização desta fonte de energia também ocorre normalmente durante as nossas actividades da vida diária, inclusive durante a noite enquanto dormimos, e até "momentos antes de dormir" o que determina grande perda de glicose e a necessidade de nos alimentarmos bem pela manhã.  Segundo especialistas o pequeno almoço devia de ser a melhor refeição do dia. Com tudo isto podemos concluir que a maior fonte de energia para as nossas bonitas voltas, é a glicose. Com isto podemos depreender que antes de fazermos ciclismo convêm ingerir glicose e com isso evitar os sintomas nada agradáveis de hipoglicemia que é a baixa de glicose no sangue e caracteriza-se pelo cansaço físico, dores de cabeça, suores frios, ficar pálido, tremores, palpitações e ficar muito lá para trás, como acontece às vezes ao Medeiros.

 

A melhor forma de ele nos acompanhar, é treinar muito e ingerir glicose através de hidratos complexos ou amido. Podemos optar por comer uns cereais 1h antes, nunca ir treinar sem comer nada. Não adianta comer por exemplo fruta, pois os hidratos de carbono da fruta, a sacarose e a frutose, são de libertação rápida e são logo absorvidos pelo organismo. Precisamos sim de uma fonte de hidratos de absorção lenta para serem absorvidos durante o treino.

A ingestão de hidratos de carbono não atrapalha os planos de quem quer perder peso. Para que uma dieta faça com que a pessoa perca gordura corporal basta que o valor calórico que ingere ao logo do dia seja mais baixo do que aquele que o corpo necessita ao longo do dia, assim o organismo vai buscar energia ás reservas de gordura, e com isto perdemos gordura.

A perda de peso não corresponde só  quando fazemos exercício, todos os nossos movimentos diários toda a nossa locomoção faz gastar energia e como as nossas reservas de glicose são limitadas o organismo utiliza também as gorduras como fonte de energia.

Na actividade física o organismo começa a queimar gordura 15 minutos após o inicio da volta, nos primeiros 15 minutos só gastamos glicose de alimentos já ingeridos. 
A utilização da gordura como energia evita que as reservas de glicose baixem muito e aconteça a hipoglicemia. A gordura usada para produzir energia vem das reservas corporais em forma de trigliceridos armazenados nas cédulas gordurosas na corrente sanguínea.
A utilização de gordura e de glicose acontece em forma simultânea, mas a glicose é utilizada em menor proporção. Isso significa que para o organismo humano utilizar gordura e glicose só se consegue se tivermos uma alimentação balanceada.  

Além das medidas dietéticas, a hidratação antes e durante das nossas voltas, proporciona a reposição da água e sais minerais perdidos durante a mesma, impedindo com isso a desidratação e a perda electrolítica. Nos casos simples, pode ser feita com água potável, podendo ainda ser utilizado liquidos isotônicos.

Podem também deixar uma ou duas peças de fruta para o final da volta, pois elas vão garantir a reposição dos níveis de glicose através da frutose e sacarose e repõem também os níveis de electrólitos que repõem as forças do ciclista para as próximas horas.

 

Amanhã podes comer ao pequeno almoço;

 

 Um prato de leite m/g com cereais.

Um iogurte com fruta aos pedaços.

E duas torradas bem untadas com geleia, acompanhadas de um bom café.

 

Ou então...

 

UM BATIDO DE BANANA

 

Cada banana contém aproximadamente 100 calorias, sob a forma de frutose e amido, um dos alimentos favoritos dos atletas.

Ingredientes:
1 banana madura
33 cl de leite

2 colheres (de sopa) de mel 
2 colheres (de sopa) de cereais
1 pitada de canela em pó


Modo de Preparação:
Bate todos os ingredientes num liquidificador até obter uma mistura homogénia e cremosa. 

Bebe descansado...
 

 ...espera 40 minutos, e está às 9 horas na Senhora do Carmo.

 

Come para pedalar, e não pedales para comer.

 

 

Amanhã, às 9 horas na Sra do Carmo

Covilhã.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 08:35


6 comentários

De Diogo Fernandes a 13.02.2010 às 12:39

Muito bom dia Sr.Cavaca!

Mias um artigo que nos ajuda na nossa vida ciclistica..
Bom a leitura do artigo ate nem começou muito bem, porque... Esse prato de esparguete abriu-me o apetite... Tem bom aspecto :P

Deixando o apetite para o lado e começando com o comentário...
Penso que esses tópicos todos encaixarao ainda melhor se em casa se fizer uma alimentação equilibrada.. Quando digo equilibrada refiro-me pelo menos a 2 pratos de sopa por dia... Coisa que ja faço há 14 anos, por ai... e para ser sincero, por vezes sinto-me incompleto sem comer uma prato de sopa e uma peça de fruta (banana ou maça). Passa também pelo pequeno almoço, que, por acaso, também como um prato de Nestum há cerca de 12/13 anos...
So de pensar o que a fábrica de Nestum ja ganhou comigo... So de pensasr que esse dinheiro todo podia ser-me util para comprar uma Specialized... Mas pronto, depois penso tambem que foi dinheiro bem empregue.
Na minha teoria deve-se comer de tudo... Até a porcaria do McDonald's! Porque ate isso faz bem... É verdade sim senhor que faz mais mal do que bem, mas o nosso organismo precisa de tudo... Mas claro: tudo o que seja muito prejudicial nao se deve comer em grande quantidade, como por exemplo, o McDonald's e os fritos... Estes devem ser muito bem ensopados com um guardanapo quando veem para a mesa...
Uma pequena sugestão: procurem pelo documentário "Super Size Me"feito pelo Morgan Spurlock, em que este se submeteu a comer McDonald's 3x por dia durante um mes... É incrivel o bem (obvia ironia minha) que aquilo faz!
Quanto ao artigo, está bom sim senhor Sr.Cavaca. Ajuda-nos a entender como funciona o nosso organismo no que diz respeito ao gasto de energia.
Eu é que gostava de perder um bocadinho da gordurinha lombal...

Sr.Cavaca, um forte abraço e continue com o imprescindivel e forte trabalho aqui no blog.

Diogo Fernandes

De José Cavaca a 14.02.2010 às 07:46

Bom dia Diogo, só hoje me é possivel estar por aqui a responder aos comentários, pois ontem não estive na Covilhã, nem tinha meios para ver o blog.
Obrigado pelo teu comentário, e penso que a tua ideia está transmitida,,,devemos comer de tudo um pouco, eu também estou de acordo, agora tu perderes um pouquinho de gordura,,,essa não sei não, é que depois ninguém te via.
Grande abração
José Cavaca

De Jorge Medeiros a 13.02.2010 às 21:20

obrigado pelos conselhos,vou tentar seguir á risca
abraço e ate amanha
Medeiros

De oui c´est moi a 13.02.2010 às 21:38

Boa noite

Bom artigo, bem estruturado e de fácil compreensão.
Todos estes condimentos dão-nos muita... muita energia inclusivamente "momentos antes de dormir" perde-se muita... muita... muita glicose e não só..... e o amigo Medeiros rapaz jovem dedica-se as estes trabalhos àrduos e ao sàbado ou domingo de manhã, vem sem fôlego, por isso em vez de um tome dois batidos de banana..!!

Um abração

De Jorge Medeiros a 13.02.2010 às 23:16

ants fosse amigo "oui c´est moi " ,é mesmo falta de treino e alimetção menos correcta,mas vou corrigir isso.
abraçoa e ate amanha
Medeiros

De José Cavaca a 14.02.2010 às 07:51

Bom dia ao Medeiros e ao "oui c´est moi ". Pois há desgastes energéticos muito saudáveis, e são esses que devemos aproveitar mais, é que juntamos o agradável ao útil,,,mas pelo que vejo o "oui c´est moi " está bem dentro dos consumos normais...grato pelos humorísticos comentários.

José Cavaca

Comentar post






pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28