Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Alimentação na Bicicleta

Sexta-feira, 12.02.10
Líquidos 
Por melhor que seja a alimentação que coma fora da bicicleta, ainda continuará a ter que se alimentar na bicicleta, em especial durante as voltas que durem mais de 90 minutos. Isso sucede porque o exercício esgota rapidamente o glicogénio armazenado nos músculos. Logo que esse poço começa a secar, o seu sistema cardiovascular começa a depender cada vez mais da glucose sanguínea. Para manter os pedais a rodarem, precisa de manter esses níveis de açúcar elevados. Talvez a maneira mais conveniente para o fazer seja com bebidas energéticas. Há literalmente dúzias delas no mercado, e todas elas fazem reivindicações bastante imoderadas. A sua melhor aposta é experimentar umas quantas durante os treinos (nunca durante uma corrida ou um evento importante), para ver qual aquela que é a melhor . Como a maioria delas é preparada para se situar na janela dos 5 a 7 por cento de hidratos de carbono, que é a que melhor funciona durante o exercício físico, preste sobretudo atenção à que lhe saiba melhor, pois beberá mais frequentemente se gostar do paladar, e claro, se alguma delas lhe fizer dores de barriga, passe à seguinte. 
 
Sólidos

Depois disso, tem todo o interesse em ingerir alguma comida sólida. Há no mercado numerosas barras energéticas comerciais e géis; são um bom meio, apesar de caro, para o manter energicamente activo. Outras escolhas boas são: os pães integrais, as bananas e os frutos secos, embora cada atleta pareça ter uma preferida. O corredor de provas radicais em bicicleta de montanha, John Stamstead, adquiriu uma reputação dúbia por se alimentar com Spam e leite gordo durante as provas. Eu sou parcial em favor de biscoitos de chocolate em palitos porque, como geralmente ando  mais de 3 horas de bicicleta, algumas barritas  de chocolate não me irão fazer mal. Se não está habituado a servir-se de bebidas energéticas como combustível, não se esqueça de se hidratar regularmente com água simples para evitar a desidratação.

Muito importante, e nunca esqueça ,,,

BEBA ANTES DE TER SEDE, E COMA ANTES DE TER FOME

Amanhã, falaremos da alimentação antes da bicicleta.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 09:09


6 comentários

De Jorge Medeiros a 12.02.2010 às 10:23

antes havia o mapa, agora há o GPS,
antes havia a ventoinha, agora há o ar condicionado,
antes havia a bicicleta,agora há o blog do amigo Cavaca.
abraço
Medeiros

De José Cavaca a 12.02.2010 às 12:23

Antes havia seguidores...
agora há assíduos comentaristas.

sempre a considerá-lo
do amigo

José Cavaca

De Abel Ribeiro a 12.02.2010 às 13:21

amigo cavaca á por aí uns copiadores de blogs, como o seu está bem visto estão a fazer o mesmo e já alguem mais reparou e comentou.

De José Cavaca a 12.02.2010 às 15:19

Amigo Abel, se bem entendo alguém quer mostrar um bom blog baseando-se no meu, pois bem,,,eu em tempos também vi muitos blogs para idealizar o meu, o qual se mantem. Apenas um reparo, eu mantenho o mesmo alinhamento, enquanto alguns, modoficam baseados noutros. Mas, importante é, ter um carinho especial para com blog, e mais ainda a quem o visita.

José Cavaca

De Diogo Fernandes a 12.02.2010 às 18:08

Bom artigo sim senhor Sr.Cavaca!
Este é daqueles que me puxa mais atenção porque ainda nao estou bem dentro do assunto... Mas gostava ter uma bebidazita que me fossse auxiliando...
Para ser sincero penso que faz melhor uma barra do que as bebidas, simplesmente porque as bebidas, pois estas actuam instantaneamente... Ja para nao falar dos géis.
Mas... O que importa é haver algo que nos "dê força" (como se costuma dizer e de preferencia o mais rapido possivel. Esta é para aqueles que bebem ou comem quando estao à rasca. Pois bem... Isso sim faz mal! Mas se formos bebendo de vez em quando nao fará mal pois estamos precavidos para uma possivel fuga da policia, por exemplo.

Em suma nao sou contra as bebidas porque, para mim, nao sao estimulantes e ha pessoas que os confudem com estimulantes.

Tenho de cravar os papas para umas bebidazitas, agora para o verão xD

Mas estou mais "ansioso" pelo topico de amanha... Esse sim dá que falar....

Quanto as copias do blog...
Ao menos podia fazer publicidade do blog do Sr.Cavaca, penso que nao lhes ficaria mal nenhum.
Ou serão egositas e so querem que seja o blog deles?

Forte abraço Sr.Cavaca
Continue assim que vai bem!

"Só faz falta quem está"

De José Cavaca a 12.02.2010 às 18:31

Meu amigo Diogo, sejam energéticas, isotónicas ou simplesmente água, o importante é beber muitas vezes, não muito, mas muitas vezes.
Mais um grande abraço.

José Cavaca

Comentar post