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Ajustar a bicicleta ao ciclista.

Quarta-feira, 10.02.10

 

Comprimento dos cranks. 

O COMPRIMENTO DOS CRANKS está relacionado com duas ou três características do ciclista. A primeira é, necessariamente, a altura de entre-pernas; no caso de ciclistas de ' tronco proporcional ' a relação pode também ser estabelecida com a altura do ciclista. Comprimentos inadequados dos cranks, em especial quando excessivamente longos, podem provocar lesões nas articulações dos joelhos, em consequência dos esforços repetidos com as pernas dobradas (momentos iniciais da fase activa da pedalada). Outras características a tomar em atenção são a força aplicada sobre os pedais e a cadência de pedalada preferida pelo ciclista. Cranks 2,5mm ou 5mm mais longos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em força ', enquanto que cranks 2,5 ou 5 mm mais curtos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em rotação '. Por outro lado, e tendo em atenção as variações de declives em pequenas distâncias, mais acentuadas nos percursos de BTT - cross-country comparativamente com os de estrada, é normal que um mesmo ciclista opte por diferentes comprimentos de cranks para as suas duas bicicletas. Na bicicleta de BTT - cross-country os cranks são, frequentemente, 5mm mais compridos do que na bicicleta de estrada. 

Recomenda-se...

 

Ciclistas com entre-pernas até 74cm-----------165 ou 167,5mm o comprimento dos cranks. 

                 "                  de 74cm até 80cm------------170mm                     "

                "                  de 80cm até 85cm------------172,5                         "

                "                      maior que 85cm-----------175mm                      "

 

Geralmente a medida está gravada nos cranks, nesta foto mostra cranks de 170mm.

 

Para os mais exigentes, e que nem um milímetro  lhes escape, fica uma formula que amávelmente o nosso amigo Marco Macedo nos cedeu.

 cc=((entre pernas X 1.5)+ nº Pé)X0.279486+125.9586

cc = comprimento dos cranks

 

Eu já testei a formula com as minhas medidas, então tinha que usar cranks de 171,514mm, medida que não existe, optando neste caso pelas manivelas de 172,5mm que se ajustam mais às minhas caracteristicas.

 

Boas medições para melhores pedaladas.

 

AMANHÃ, SAÍDA DO REFUGIO ÀS 8H 15M.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 08:42


20 comentários

De Marco Macedo a 10.02.2010 às 11:14

Viva!

Os artigos sobre as medidas estão bastante correctos, pese embora para uma avaliação mais precisa sejam necesarios ter em conta mais medidas antropometricas e devem ser analizadas como um "todo" e não em separado.
Já agora fica aqui "uma" formula para o calculo do comprimento do crank (CC)
cc=((entre pernas X 1.5)+ nº Pé)X0.279486+125.9586
Há que ter em atenção mais 2 factores:
Cadencia de pedalada e a relação entre a coxa e perna.

Um abraço e boas pedaladas
Marco Macedo

De José Cavaca a 10.02.2010 às 11:49

Muito obrigado Marco Macedo, por mais esta informação que eu deconhecia por completo. Já fiz as contas referentes aos meus dados, e está correctíssimo. Vou acrescentar ao post a tua formula e informação.

grato por tudo

José Cavaca

De Jorge Chorão a 10.02.2010 às 13:36

Realmente a coisas do diabo, eu nunca tirei as medias, (vou fazer isso hoje a noite) ia ajustando até me sentir bem e confortável. A cerca de 1 mês comprei uma nova pedaleira e enganei-me no comprimento do Crank pois comprei 175 e as anteriores eram de 172,5 e não é que desde a volta deste sábado fiquei com uma dor terrível no joelho direito que se agravou com a volta de domingo.
Não tinha associado a medida do cranks, mas como só me dói o direito não sei se terá a ver com a medida, já que tinha feito cerca de 400km com eles e não tinha notado nada.
Hoje a noite já vou verificar as medidas, obrigado amigo Cavaca por mais uma excelente informação.

Ah! Em princípio, se não houver nada contra, sábado lá estarei

Abraço
Jorge

De José Cavaca a 10.02.2010 às 14:13

Boa Tarde amigo Jorge, bem vindo ao nosso jornal informativo. Pois é verdade, pequenas diferênças, grandes resultados, é o que me estranha quando alguns colegas dizem ter comprado uma bicicleta nova, sem se preocuparem minimamente com as principais medidas. Quanto à dor no joelho, e por aquilo que conheço do Jorge, 175mm é um exagero, mas mais tarde poderá afectar os dois sem que se aperceba. Quanto ao próximo Sábado, é quase certo que não estarei por cá, vou em trabalho para Cernache do Bonjardim, mas os restantes colegas certamente vão andar.

Grande abraço cá do José Cavaca

De Nuno Marques a 10.02.2010 às 19:01

Amigo Jorge. A malta que anda comigo há uns anos conhece muito bem os meus "famosos" problemas nos joelhos, e os pensos, cremes e joelheiras que utilizo para não agravar e não sentir tanta dor. Tenho diagnosticado "condromalacia rotuliana". Infelizmente no meu caso este tipo de lesão tem tendência a agravar em virtude da "artrose" inicial que o meu joelho direito já apresenta. Essencialmente a hereditariedade (e a PDI) é a principal causa mas existem outros factores de risco. Também eu tive durante meia dúzia de anos "crenques" de 175 mm - aconselhados por um profissional de bicicletas, o que não sendo exagerado para a minha estatura (180 cm e um entre perna de 84 cm descalço) me foram agravando a lesão.
Quando mudei para os de 172,5 mm foi notória a menor dor sentida. De referir que na bicicleta dos "rolos" tenho montados "crenques" de 170 mm com os quais me dou lindamente em virtude da maior rotação imprimida.
Aqui deixo um pequeno conselho para recuperar: Mude de pedaleira; pedalar em rotação; nada de forçar e se se der bem com cremes um pouco de Voltaren. A mim serve-me de "consolação" quando me atacam as dores. Ahhh... muito importante: Cuidado com o frio! Os joelhos doridos detestam o frio do inverno

De bcmantunes a 10.02.2010 às 14:43

Viva, amigo José Cavaca, cordiais cumprimentos.
Belíssimo! Extraordinário... Muito bem visto e dito... Enriquecido com informação de pessoas que pelos vistos sabem do que falam, ainda melhor.
Pela minha parte estou muito agradecido ao amigo Cavaca, e aos outros amigos que contribuíram com informação adicional.
Ainda existem lojas de BICI que mantêm um certo tabu sobre as coisas relacionadas com as BICI.
Penso que mais abertura jogaria a favor de todas as partes.
Um senhor de Alcabideche, fazia as suas próprias Bici, e falava nestas medidas todas. Agora entendi melhor o porquê de eficiência do conjunto. Homem/Bici.
Dizia o Erikson; Jogar futebol tem a sua ténhica.
Tenho uma dúvida sobre o que li no post; 25mm ou 50mm, dito duas vezes, para situações diferentes. Para mim não tem relevância. já agora gostaria de saber se é mesmo assim, ou se a segunda hipótese é outra medida.
Caríssimo, Cavaca, muito obrigado pela explicação que vier a prestar-me,
um abraço,
Belchior Madeira Antunes

De José Cavaca a 10.02.2010 às 15:14

Boa Tarde amigo Antunes. Eu quando digo, o amigo Belchior está sempre em cima do acontecimento, não me engano, e hoje tenho a real prova dessa situação. Pois amigo Belchior, as medidas no texto estavam erradas, não devia estar 25mm, mas sim 2,5mm que já corrigi. Muito obrigado pelo reparo, era um erro grosseiro. Pode considerar-se uma manivela normal, 170mm. Na pratica uma manivela menor, facilita mais a rotação, perdendo força. Uma maior, perde a facilidade de rotação em benefício da força. Uma vez mais muito obrigado pela presença e ajuda nos nossos textos. Um grande abraço

José Cavaca

De Jorge Medeiros a 10.02.2010 às 17:52

boas!!
mais uma fugidinha semanal, mas desta vez tem desculpa amigo Cavaca, pois sabado "folga".
Eu quero é ver quem é o fotografo de serviço na volta!
Sim porque já nos habituou mal.
Eu voto no Alberto ou no Joao Rato.
Estão abertas as eleições, se é que me permite abrir votação aqui no blog?
e não se livra de desenhar o mapa da volta, tambem!!

abraço a todos
Medeiros

De José Cavaca a 10.02.2010 às 18:03

Ó Medeiros quem me dera ficar cá para mais uma voltinha, mas a coisa está feia para Sábado, O Rato está em Italia, o Alberto em Coimbra, e eu em Cernache, vou ter que amanhã e Sexta dar uma volta provávelmente só, pois está tudo a trabalhar e estudar, é provável que Domingo se organize uma voltinha. Grande abração
José Cavaca

De oui c´est moi a 10.02.2010 às 19:00

Companheiros

No sábado não sei se poderei estar presente,,,,, mas estão a esquecer-se do repórter(fotografo)estrábico.
Vidé blog PEDAISDOPAUL. Pessoal do BTT não esqueçam que dia 16 de Maio 2010, reliza-se no Paul-Covilhã, a magnifica, a esplendida, a saudosa IV MARATONA desta Vila.....Os bons petiscos não vão faltar. Hum.... já está a "crescer" água na boca.

De Jorge Medeiros a 10.02.2010 às 19:25

entao esse costado??
abraço grande
Medeiros

quem é o reporter estrabico?

De Jorge Medeiros a 10.02.2010 às 19:00

venha visitar me a Manteigas !!

abração
Medeiros

De Jorge Medeiros a 10.02.2010 às 19:46

o amigo Cavaca que me perdoe por publicar isto aqui, mas alguem em França já o anda a copiar com o blog:

http://ericcyclosportif.over-blog.fr/article-samedi-30-janvier-avec-l-a-g-s-e--43981447.html

tem que cá vir!!

abraço
Medeiros

De José Cavaca a 10.02.2010 às 19:54

Amigo Medeiros, é bom sinal, que gostam e que é de qualidade, seria bom que mais colegas nossos se dedicassem também a elaborar bons blogs.

Gande abração


José Cavaca

De Jorge Chorão a 10.02.2010 às 20:47

Já agora mais um pergunta que não percebi muito bem, a medida de 2,5 e 5 é a espessura do crank

De José Cavaca a 10.02.2010 às 21:16

Amigo Jorge, a espessura não tem nada a ver, o que conta é o comprimento do crank, que se mede desde o cento do eixo do pedal, ao centro do eixo pedaleiro. Há no mercado muitas medidas, sendo as mais habituais no ciclismo de estrada, -(167,5mm)-(170mm)-(172,5mm) e (175mm) de comprimento.Quando se fala em 2,5 e 5mm, é em relação a uma determinada medida, em que se pode tolerar mais ou menos esses 2,5mm ou 5mm.

Abraço
José Cavaca

De Anónimo a 10.02.2010 às 21:54

Pois é isto esta mesmo mal, depois das respectivas medidas (171,22), para mim deve ser 172,5, vou ter de vender uma pedaleira nova e comprar uma adequada

De António Lebre a 10.02.2010 às 22:46

O que eu tenho aprendido neste "Blog", e espero continuar assim, este fim de semana estou de serviço não me posso esticar para longe de casa, boas pedaladas para todos.
Lebre

De Juarez Lopes a 16.08.2012 às 02:18

Boa noite amigo, qual medida voces chamam de entre-pernas, de que ponto a que ponto devo medir para considerar o tamanho do crenque?. grato.

De José Cavaca a 16.08.2012 às 10:24

Caro amigo, para medir o entre pernas encosta-se a uma parede, com os pés ligeiramente afastados (cerca de 15 cm), e com a ajuda de um esquadro encostar à parede e ajustar nas virilhas. Sem deslocar o esquadro, medir a distancia (cm) na vertical do esquadro ao chão.
Há na net imagens desta operação. Exemplo: http://monsantobtt.web.simplesnet.pt/Dicas/ajustar%20a%20bike%20ao%20ciclista.htm

Grande abraço, e se algo mais for necessário é só comentar.

José Cavaca

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