Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Hoje recordamos Acácio da Silva

Quinta-feira, 14.01.10

Acácio Moura da Silva nasceu em 02/01/1961, no concelho de Montalegre.
Representou as seguintes equipas: Royal-Wrangler, Eorotex-Mavic, Malvor-Bottecchia, Kas, Carrera, Festina-Lotus
Com residência no Luxemburgo e na Suiça, correu em Portugal em 1994 pela equipa Jumbo-Maia, tendo ainda ganho em Fontanelas a 1 etapa no Grande Prémio de Almoçageme e obtido um 3.º lugar na Prova Guimarães – Pontevedra – Guimarães. Já antes, em 1986, tinha sido Campeão Nacional de Estrada.
Ganhou 53 provas em países como a Suíça, o Luxemburgo, a França, a Itália, Áustria e a Espanha, obtendo ainda 2.º e 3.º lugares, para além dos países referidos, na Bélgica e no Canadá. Ganhou o Prémio da Montanha na Suíça.
Ganhou etapas nas seguintes competições: Tirreno-Adriático (1), Volta à Romandia (1), Volta à Itália (5), Volta à Suiça (2), Volta à Catalunha (1), Volta à França (3), Volta Galega (1), Critério Dauphiné Libéré (1), Volta ao Luxemburgo (1). Foi 5 dias Camisola Amarela no “Tour” e 2 dias no “Giro”. Foi 6.º em 1986 no Super Prestige Pernod, 9.º no Ranking da FICP (1986) e Ciclista do Ano do CycloLusitano em 1986, 1987 e 1988.

 

José Cavaca

Covilhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 09:17


3 comentários

De titins a 15.01.2010 às 15:06

Amigo Cavaca
Estava pensando em recordações ciclisticas (tema em exposição no Blog) e inclusivamente visionei a reportagem fotográfica "ciclismo uma paixão". Ano 1997 duas fotografias da ida de Caldas da Rainha a Valverde de los Caballeros-Espanha. Presentes estiveram Cavava, Zé Alberto, Simões, Zé Carlos Dias, Fernando Dias, Senhor Rui Almeida e Senhor Painço. Estes dois últimos já cumpriram a sua missão na Terrena. Já partiram. Estarão em algures no reino de Deus. Por que não recordá-los e reportá-los neste Blog? É uma sugestão? Abração

De José Cavaca a 15.01.2010 às 15:41

Amigo Simões, estou plenamente de acordo, foram duas pessoas que muito fizeram pelo ciclismo, só agradeço a quem tiver fotos do amigo Rui Almeida e do Sr. Manuel Paínço, que me as façam chegar, poi será para mim um sentimento de alegria, e de todos os que conheceram estas duas personalidades, revive-los neste blog. Bem haja.

José Cavaca

De Mª Susana Almeida Rodrigues a 27.01.2010 às 18:55

Caros Sr."titins" e Sr. Cavaca. Antes de mais, vou-me identificar. Sou sobrinha do Sr. Rui Almeida que vocês aqui falam no blog. Escrevo-vos em nome dos irmãos, cunhados e sobrinhas. É com grande orgulho que vimos este post e respondemos ao apelo. Temos várias fotos do Rui que enviaremos de boa vontade. O meu tio Fernando Mendes viu estes comentários e reenviou-nos.Ele também é um adepto das bikes.Já lá vão quase 6 anos, desde que ele nos deixou.Continua sempre comnosco no dia-a-dia. A boa disposição, as anedotas, as gargalhadas, os longos passeios de bike...enfim...um grande homem que vocês tão bem conheciam. Em família era também assim...o nosso pilar! Bom, irei com certeza comentar alguns posts deste blog do Sr.Cavaca, daqui para a frente. Com muitos cumprimentos de alguns "Almeidas" que por cá andam!

Comentar post