Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



De Covilhã, pela história...

Sábado, 25.04.09

Hoje, uma volta com alguma relatividade ao tempo anterior à formação das sociedades,  por exemplo a passagem em terras como, Orca, Idanha-a-Nova, Alcafozes, Idanha-a-Velha, Medelim e Penamacor.   

 

 

Idanha-a-Velha 

Desta freguesia nunca será tudo dito. A florescente cidade Romana documentada desde o ano 16 A.C. é das povoações mais antigas de Portugal, com uma forte carga histórica, com um vasto património e de incalculável valor arqueológico. Em todos estes aspectos estão registadas as mudanças lentas e rápidas que transformam as civilizações. Falamos de uma verdadeira aldeia Museu, onde lendas e narrativas estão de constante mão dada com a história.
Idanha-a-Velha ergue-se onde foi edificada a gloriosa cidade de Egitânia (com milhares de habitantes) e inúmeras vezes invadida e saqueada. Aqui encontramos vestígios que remontam a diversos períodos, como: a Pré-História, Celtas, Classicismo Romano, Suevo, Visigótico, Árabe, Idade Média Portuguesa e construções do período Manuelino.

,,,digna de uma visita...

 

Saída da Covilhã à hora marcada, 8 horas.

 

...indiferente o Nuno, ou as ovelhas???

 

Foto na Sra da Graça, com Idanha-a-Nova ao fundo.

 

Nuno, em forma invejável. David, invejável evolução,,,perfeitamente acoplados, perto de Idanha-a-Velha, com Monsanto à vista.

 

Passagem por Idanha-a-Velha.

 

Em Medelim

 

Em Medelim, que precisão,,,242 metros para o posto de primeiros socorros.

 

Penamacor.

 

"Tentativa",,,mas Nuno atento não permite...

 

  

Chegada à Covilhã com 145 km, uma altimetria de 1910 metros e algum vento que nos afectou, mas repetia pela beleza desta volta, e pelo companheirismo.

Terça Feira há mais.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 07:28


1 comentário

De Alberto a 25.04.2009 às 16:20

Que vontade enorme de aí estar com vocês...Por aqui já choveu e estou fechado em casa a trabalhar, mas...I will be back!!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.