Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amanhã, por Piodão...

Sexta-feira, 20.01.12

 Vamos pedalar ainda por...

cavaca 10

(Alvoco das Varzeas)

Alvoco das Várzeas, freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra com 10,73 km² de área e com cerca de 366 habitantes.

E tu Alvôco com toda a tua beleza
Com rio e várzeas servindo de jardim
Alvôco tão belo
Não te esqueças de mim.


 

 

cavaca 11

(Aldeia das Dez)

 Um lugar ímpar, um lugar cheio de recantos e encantos … onde a ruralidade está presente em quase tudo, nos pormenores, na arquitectura, … nos montes e vales e onde se descobre uma quinta de atmosfera serrana, o Hotel Rural Quinta da Geia, um “recanto nas montanhas” cheio de beleza que nos enriquece a alma… e as pernas para pedalar por estas terras.

 

 

 

cavaca 13

(Goulinho)

O Goulinho, fica na serra do Açor, entre a serra da Estrela, e a serra da Lousâ, a cerca de 1 km do Santuário de Nossa Senhora das Preces, ( o maior Santuário Mariano das Beiras ) esta pequena, mas muito acolhedora aldeia, pertence à Freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital , Distrito de Coimbra. O nome do Goulinho, segundo a lenda ( não sei se é verdadeira ) está relacionada, com os romeiros que por aqui passavam rumo ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, vindos de longe por montes e vales, calcorreando caminhos e veredas, chegados ao Goulinho pediam aos moradores deste pequeno lugar UM GOLINHO DE ÁGUA .

 

 

 

cavaca 15
(Vale de Maceira)

Vale de Maceira é uma localidade que fica a 5 Km da freguesia da Aldeia das Dez.

A aldeia tem 670 habitantes, as suas principais actividades económicas concentram -se na construção civil, comercio, industria e agricultura. Realiza-se em Vale de Maceira, a 5 km de Aldeia uma feira anual no primeiro domingo de Julho. Também é nesta localidade que se situa um dos mais importantes Santuários da região; o Santuário da Nossa Senhora das Preces, que nós também visitamos o ano passado.

 

 


(Piodão)

Freguesia do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes, inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro. A aldeia situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão e vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura. 

 

AMANHÃ VEM PEDALAR CONNOSCO.

 

SAÍDA DO PERIFERIA ÀS 8 HORAS.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 06:22


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031