Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Como funcionam as bicicletas.

Segunda-feira, 01.03.10

Rolamentos de esferas

As bicicletas usam rolamentos de esferas  para reduzir o atrito. É possível encontrar esses rolamentos...

  • nos cubos dianteiros e traseiros das rodas
  • na caixa de movimento central, onde um eixo liga as duas manivelas
  • no tubo da forqueta, dentro do qual a haste do guiador pode girar
  • nos pedais
  • na roda livre, onde eles tem uma dupla função (na roda livre, eles também ajudam a fornecer a característica unidirecional)

Os roalmentos de esferas do tudo da forqueta, ou caixa de direcção, são do modelo mais comum e são mostrados na figura a seguir:

 

Os rolamentos de esferas (amarelo) movimentam-se numa caixa (vermelho). As porcas cônicas (azul escuro) fazem pressão sobre o tubo azul claro ligado à forqueta. Essas porcas são ajustadas para ficarem firmes a ponto de não haver folga na forqueta, mas não tão firmes a ponto de travar as esferas e prendê-las. Os cubos da roda e os pedais funcionam exatamente da mesma maneira, com as porcas cônicas fornecendo o ajuste correto. No eixo das manivelas, uma das caixas das esferas é que fornece o ajuste. Colcoar um pouco de massa ajuda os rolamentos de esferas a deslizarem melhor.

De vez em quando é necessário desmontar os rolamentos para remover a poeira e trocar a massa velha por outa nova. Actualmente a maioria das bicicletas mais caras possuem rolamentos selados que nunca precisam de ajuste ou lubrificação.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por José Cavaca às 08:40


8 comentários

De José Cavaca a 01.03.2010 às 22:11

Ó companheirão Medeiros, agora ninguém o apanha, basta 2 meses a treinar uma hora por dia, e garanto-lhe que vai mudar para muito melhor. Amigo Medeiros, eu não conheço bem esses modelos de rolos, se os estivesse a ver pessoalmente, podia dar-lhe opiniões, mas assim é difícil, e até podia estar a enganar o meu bom amigo sem querer, mas o Nuno e o Gabriel, que têm desses rolos, podem dar-lhe uma opinião mais válida.
Grande abraço e até à próxima,,,e parece que é a doer.

José Cavaca

De Jorge Medeiros a 01.03.2010 às 22:35

Cheguei agora de Viseu, da loja Prociclair e o amigo Jorge, funcionário da loja onde comprei os rolos já me resolveu o problema (e bem simples) mudou o aperto rápido para um com extremidade redonda, onde encaixa perfeitamente.
Claro que mostrei o blog ao amigo Jorge da Prociclair que rapidamente o adicionou nos favoritos e no ar ficou uma visita para uma volta com o grupo, ainda elogiou o amigo Cavaca : "é bom que ainda hajam pesssoas assim,que amem e divulgem o ciclismo" disse ele lembrando que o Lance Armstrong tambem fazia o mesmo am Austin ou por onde fosse, anunciava o local e a hora onde ia pedalar e claro não faltavam companheiros!

Quanto a mim, tenho que pedalar! a próxima é por onde??

grande abraço e muito obrigado.
continue que vai bem!
Jorge Medeiros


Comentar post






pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.